10 fatos sobre a Suécia (curiosidades economia)
1. Suecos agradecem por tudo
Na Suécia, um mínimo de gentileza sempre é bem recompensado com um sorriso no rosto acompanhado de”Tack” -Obrigado em Sueco- além disso, são sempre bem gentis e educados com todo mundo, você jamais será destratado por um Sueco. Pode não parecer muito, mas isso com certeza deixa o dia de muita gente mais feliz.
2. Tudo limpo e organizado.
A Cidade em si é muito limpa. Dificilmente se vê lixo no chão, é tão limpo que você pode ser multado se for visto jogando lixo no chão. Além de limpo, é muito organizado. Você pode verificar pela internet que horas seu ônibus vai passar e chegar ao destino, se está escrito”18 horas”, ele irá passar esse horário e com certeza chegará ao destino na hora marcada. Cada prédio tem sua própria lavanderia e secadora, é só agendar um horário pra você. Você faz tudo pela internet, não tem essa de ficar em fila para pagar uma conta.
3. Sistema de Internet.
A internet aqui é mega rápida, você baixa um filme em minutos. Mas os planos são bem limitados, por exemplo: Você faz um plano de 100 gigas por mês, em um mês você só pode usar até 100 gigas, parece muito, mas pra quem fica o dia todo na frente do computador é pouco. E você pode ir acompanhando quantos gigas ainda restam pelo site da operadora.
4. Homens suecos são pais carinhosos.
Isso é uma coisa que eu adimiro muito, a forma que os pais homens aqui são com os filhos. Quando vejo um casal com filhos na rua, 80% das vezes é sempre o pai que tá segurando ou cuidando da crianca.
5. Não é comum ter empregada doméstica.
Aqui cada um limpa sua própria casa, ou no máximo do máximo contratam um diarista para limpar pelo menos uma vez na semana. Mas ter uma empregada é visto como luxo por aqui. Empregada doméstica é obrigada a ganhar um salário mínimo e o salário mínimo aqui é 15 mil Coroas Suecas (5 mil reais) ou seja, melhor não né.. Deixa essa para os milionários haha.
6. Se preocupam com o próximo.
Podem até ser frios, porém, jamais vão ser grossos e magoar o sentimento do próximo. São cuidadosos com as palavras e evitam qualquer tipo de conflito.
7. Imposto.
O imposto na Suécia corresponde à 30% do seu salário. O valor é alto, porém, é tudo voltado para a populacao. O governo investe na saúde, educacão, limpeza da cidade, transportes públicos e entre outros… No fim, esses 30% valem a pena! Quem não quer morar em uma cidade limpa e segura?
8. Não há corrupcao.
A Suécia é famosa por ter políticos leais e honestos (pode parecer estranho mas é verdade). Aqui um político ganha o mesmo que um cidadão comum ou até menos. Andam de metrô e ônibus como todo mundo. Moram em apartamentos de um quarto e vivem bem assim. Diferentemente do Brasil, aqui na Suécia os políticos não tem luxo.
9. Custo de vida.
Custo de vida na Suécia é alto, mas o salário mínimo é equivalente ao custo de vida, claro. Aqui você consegue se sustentar sendo garconete, caixa de supermercado, vendedora de loja e todos os outros trabalhos que pagam um salário mínimo, que varia de 15 mil à 20 mil Coroas Suecas, (em reais seriam de 5 à 7 mil reais). Alguns de vocês devem saber que a Suécia não aderiu ao Euro por motivos de: Sua economia já é auto-suficiente para o próprio país. Se eles tivessem aderido, provavelmente a economia da Suécia não seria tão forte quanto hoje.
10. Animais.
Eu particularmente já sou louca por animais, amo gatos e cachorros! E aqui na Suécia, os gatos são a coisa mais fofas do mundo, não são nenhum pouco ariscos. Quem tem gato em casa, ele sempre fica do lado de fora observando a rua. Daí é só você chamar que ele vem, se você morar perto, pode levar pra sua casa, alimenta-lo e ele sempre irá te visitar pra receber um carinho. Os cachorros também são dóceis, mas cachorros já são dóceis de natureza, então já é normal. Outra coisa boa aqui, não existe cachorro/gato de rua. Você nunca vai ver um animal abandonado. Isso é maravilhoso!