Alimentos embutidos aumenta o risco cardíaco em 42%
Consumir embutidos aumenta o risco cardíaco em 42%, diz estudo de Harvard
Consumir 50 gramas de carne processada por dia também pode diabetes tipo 2 em 19%, diz revisão de pesquisas das quais participaram 1 milhão de pessoas
Consumo diário do equivalente a 1 salsicha pode aumentar em 42% o risco de problemas cardíacos
Pesquisadores Escola de Saúde Pública de Harvard, analisaram 20 estudos de diversas partes do mundo envolvendo mais de 1 milhão de pessoas, sobre os efeitos da carne processada na saúde – já se sabia que seu consumo pode estar relacionado a casos de câncer de intestino.
A descoberta da pesquisa foi que 50 gramas diários de alimentos como bacon, salsicha e presunto podem aumentar o risco de problemas cardíacos em 42% e de diabete tipo 2 em 19%. Cinqueta gramas é o mesmo que 2 fatias finas de bacon ou a salsicha de um cachorro quente simples.
Carne vermelha não processada não aumentaria o risco desses males, de acordo com o estudo. Como carne processada a pesquisa considerou qualquer uma que tenha sofrido processo de salgamento, cura ou defumação. A explicação estaria relacionada a estes processos que, normalmente, envolvem muito sal e conservantes químicos.
“A carne processada contém quatro vezes mais sódio e conservantes a base de nitrato. Isso sugere que sal e conservantes, mais do que gorduras, aumentem o risco de ataque cardíaco e diabetes”, diz a líder da pesquisa, Renata Micha.
O sal é conhecido por aumentar a pressão sanguínea, o que pode aumentar o risco de problemas cardíacos. E alguns estudos sugerem que conservantes de nitrato aumentam depósitos nas artérias, o que dificulta a capacidade do corpo de processar açucares, e por consequência, aumenta ainda mais as chances de problemas de coração e diabetes. Para quem não consegue viver sem bacon, salame, salsicha, presunto e outros, a pesquisadora diz”comendo uma porção semanal ou menos pode estar associado a um risco relativo menor”
Evitar:
* Alimentos gordurosos: frituras, queijos (gordurosos), etc.
* Doces: chocolates, tortas, bicoitos, etc (açúcar transforma-se em gordura no organismo.
* Tomar pouca água e abusar do sal: dificulta a troca de líquidos do organismo favorecendo a retenção de resíduos tóxicos do metabolismo celular ( as células funcionam como uma fábrica que produz várias coisas úteis, mas esse trabalho todo produz um lixo- resíduo tóxico- que precisa ser retirado constantemente).
* Embutidos: salsicha, linguiça, salame, presunto, mortadela e Blanquet de Peru (por incrível que pareça ele tem muita quantidade de sal e outros resíduos tóxicos).
* Sucos e Alimentos Prontos e Enlatados: possuem muita quantidade de conservantes, que são difíceis de serem digeridos e favorecem o acúmulo de toxinas.
Embutidos
O que comer?
* Alimentos integrais: ajudam a eliminar a gordura do organismo.
* Beber água de coco: apesar da maioria da pessoas acharem que não devem tomar água de coco por ter muita gordura, esse conceito é errado, a água de coco é desintoxicante e possui vitaminas e sais minerais que ajudam na perda de peso.
* Castanhas (pará, caju, nozes): o mesmo princípio da água de coco. Devem ser ingeridas em poucas quantidades (pará – 2 a 3 e outras uma pequena porção na palma da mão).
* Usar sal light: possui menor quantidade de sódio.