História da cidade Saquarema
História da cidade Saquarema
História da Cidade
A história de Saquarema começa com os índios Tamoios, por séculos esses indígenas dominaram a parte litorânea onde hoje se localiza a sede do município de Saquarema e apelidaram a lagoa de “SOCÓ-REMA” que quer dizer bandos de socós (ave pernalta abundante na lagoa naquela época) e com a evolução da linguagem passou a chamar-se SAQUAREMA. Num momento mais recente da história, os hippies e surfistas redescobriram o lugar, agora é a vez do turismo tradicional dar as caras na cidade.
Relativamente pequena é aconchegante ao extremo. Com boa infraestrutura para acolher visitantes de todos os níveis.
Saquarema recebe um título que atrai principalmente os surfistas: A Capital do Surf no Brasil. Para os “turistas convencionais” a dica é aproveitar ao máximo as belas praias, a culinária local e os monumentos que marcam a história do lugar.
A região que hoje compõe o município era habitada por uma grande tribo de tamoios. Por séculos, os indígenas dominaram a parte litorânea, onde hoje se localiza a sede municipal de Saquarema, e denominavam a lagoa de”Socó-rema” que, quer dizer bandos de socós (ave pernalta abundante na lagoa naquela época). Com a evolução da linguagem, passou a chamar-se Saquarema.10 Já o tupinólogo Eduardo de Almeida Navarro sugere outra hipótese etimológica para”Saquarema”: segundo ele,”Saquarema” pode ser oriundo da junção dos vocábulos tupis sakurá (uma variedade de caramujo) e rema (fedorento), significando, portanto,”caramujos fedorentos”.11