Região dos lagos informações
Sobre a Região dos Lagos
Localizada a leste, no Estado do Rio de Janeiro, a Microrregião dos Lagos faz parte da mesorregião das Baixadas Litorâneas e é conhecida por sua beleza natural que atrai turistas de todas as partes do mundo. Está dividida em municípios que se localizam ao redor dos lagos de Saquarema e Araruama e distante da capital apenas por apenas uma hora de viagem.
São mais de 100 quilômetros de litoral de águas tranquilas, ideais para o mergulho e excelentes praias. A principal atividade econômica da região é a extração de sal de marinho, mas apesar disso é bastante comum ver colônias de pescadores próximas das praias e muitos ainda dependem unicamente da pesca para viver.
Turismo na Região dos Lagos
O turismo na região é a principal fonte de renda. Lá você encontrará a famosa cidade de Búzios e as maravilhas de Arraial do Cabo eCabo Frio, além de tantas outras cidades cheias de pontos turísticosde deixar qualquer um babando.
Comércio na Região dos Lagos
Monotonia é uma palavra que não combina com a região. Além das praias, passeios de lancha, surf, iatismo na praia do Forte, mergulho nas ilhas Comprida e do Papagaio durante o dia, você ainda tem diversas opções de lazer à noite. A badalação toma conta com a diversidade de boates,restaurantes (dos mais simples aos mais sofisticados), lojas com os mais variados produtos, que ficam abertas até altas horas. A região nunca dorme.
O comércio é bastante ativo na região, principalmente para roupas de banho. Lá você encontra modelos dos mais variados de biquínis e com produtos de excelente qualidade. Eles são tão famosos que existe uma rua específica, chamada de Rua dos Biquínis no bairro da Gamboa. O artesanato também é outro ponto forte com as feiras de artesanato do Canal e na Praia do Forte, que existem a mais de 20 anos.
Pontos Históricos
Também estão presentes pontos históricos com lindas paisagens para visitas. O Forte de São Mateus, construído em 1620 para proteger os portugueses das invasões de espanhóis e holandeses, hoje é um dos pontos mais visitados da região com suas águas de um verde transparente que encanta os olhos. Para os fãs da arquitetura sacra, oConvento de Nossa Senhora dos Anjos é a viva imagem da arquitetura dos tempos coloniais. O local hoje foi transformado em um museu de arte sacra com diversasimagens barrocas dos séculos 16 e 17.
Motivos para visitar essa magnífica região não faltam. Por ser um dos principais destinos, tanto de brasileiros quanto de estrangeiros, o indicado é fazer a sua reserva com antecedência. Em uma cidade onde o Sol se apresenta em quase 365 dias por ano, qualquer hora é hora. As épocas mais visitas são o Réveillon, com shows e espetáculos pirotécnicos, e o Carnaval (micareta) em janeiro que ocorre desde 1998.