Substâncias essenciais para o seu organismo
SAÚDE E BELEZA
Saiba quais são substâncias essenciais para o seu organismo
Foto: Google Imagens
Manter uma alimentação saudável e balanceada é essencial para garantir a saúde, prevenir doenças e propiciar o funcionamento correto do corpo. Mas sabemos que, com a rotina agitada que o mercado submete as pessoas atualmente, fica muito mais difícil conseguir ter uma dieta equilibrada.
A correria do dia a dia faz com que muitas pessoas busquem opções mais rápidas e fáceis de preparar e consumir, optando pelos chamados alimentos ultraprocessados, que não são saudáveis e imitam comida de verdade. Mas as a conta sai cara, pois o excesso desses alimentos pode acarretar diversos problemas de saúde, como obesidade, pressão alta, diabetes e outras doenças crônicas.
Uma rotina alimentar deve fornecer os nutrientes essenciais para o seu organismo. Confira abaixo quais substâncias são indispensáveis para ter uma vida saudável!
Macro e micronutrientes
Antes de tudo é essencial você saber a diferença entre macronutrientes e micronutrientes.
Os macronutrientes, em sua grande parte, são aqueles nutrientes que ajudam a fornecer energia para o organismo e devem ser consumidos em maiores quantidades. Água, carboidratos em geral, proteínas e gorduras boas são alguns bons exemplos.
Os carboidratos são essenciais para o fornecimento de energia, evitando que as proteínas dos tecidos sejam utilizadas para isso. Eles são encontrados no pão, no arroz, frutas e em raízes como mandioca e batata doce.
As proteínas são importantes para o crescimento, manutenção e reparação dos tecidos, ajudando inclusive no sistema imunológico, já as gorduras mantêm a temperatura do corpo, promovem a saciedade protegem contra lesões.
Os micronutrientes por sua vez são compostos pelos minerais e pelas vitaminas. A principal função deles é facilitar as reações químicas do organismo. As vitaminas são importantes para o funcionamento do metabolismo e regulação da função celular. Além disso, elas participam no metabolismo dos carboidratos, lipídios e proteínas.
Elas são classificadas pelas substâncias que a dissolvem, podendo ser lipossolúveis (Vitaminas A, D, E, K) que possuem afinidade pelas gorduras, ou hidrossolúveis, como é o caso do complexo B e da vitamina C, que se dissolvem na água.
Sais minerais
Os sais minerais também entram no grupo dos micronutrientes e incluem o zinco, cobre, cálcio, magnésio e ferro.
Consumir zinco, por exemplo, é essencial pois contêm enzimas que participam do metabolismo energético. Ele está presente nos músculos, ossos, pele, rins, fígado, pâncreas, olhos e próstata. E contribui para o crescimento celular, maturação sexual e imunidade, além de ser um poderoso antioxidante.
Já o cálcio é indispensável para o desenvolvimento e saúde dos ossos, o ferro trabalha no adequado crescimento e desenvolvimento do organismo e funcionamento do sistema cardiovascular, só para citar alguns exemplos.
Segundo consta no Guia Alimentar para a População Brasileira, as pessoas devem consumir macro e micronutrientes em todas as refeições, em quantidades adequadas para cada organismo. Vale salientar que uma consulta ao nutricionista pode garantir um plano alimentar correto para a necessidade nutricional de cada um.
Publicar comentário